segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Resenha: Orgulho e Preconceito

Apresento a vocês, um dos maiores clássicos da literatura: Orgulho e Preconceito.
A conhecida autora britânica Jane Austen, entre 1795 e 1799 elaborou suas duas obras mais conhecidas: Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Este primeiro, seu pai tentou publicar, mas assim recusado, Orgulho e Preconceito só conseguiu dar o ar de sua graça em 1813, depois de ter sido publicado Razão e Sensibilidade com críticas favoráveis.

Desde então, a obra vem ganhando mais leitores e construindo admiradores ao redor do mundo. Ganhou adaptações para teatro, cinema e televisão, além de ter inspirado muitos outros trabalhos. Uma história apaixonante que fala sobre uma época em que casamentos por interesses eram muito comuns e onde o preconceito tomava conta da maioria da sociedade. Diferente de romances melosos, Jane Austen nos faz sentir o gosto heroico e inteligente de Elisabeth Bennet, uma moça diferente das outras de sua época.

A história: Concentrada na Inglaterra do final do século XVIII, a história retrata os pensamentos de Elisabeth Bennet, uma das cinco filhas de um proprietário rural e uma senhora com um caráter indomável. Jane, a irmã mais velha das cinco filhas está se aproximando de um casamento com o cavalheiro sr. Bingley, muito aceito e admirado por todos, ao contrário de seu amigo, sr. Darcy, que parece ter o oposto de sua personalidade. O caráter fechado de sr. Darcy faz com as pessoas da cidade o justifiquem como arrogante e orgulhoso, assim como Elisabeth, que o destetava muitíssimo, sem medo de ser sincera quando lhe dirigia a palavra. Alguns acontecimentos memoráveis, que trouxeram baixa  reputação para a família Bennet e num instante se dissiparam, além das relações de Elisabeth, vão transformando seus sentimentos em confusão e ela vai descobrindo que boas aparências podem ser apenas aparências. Nestas descobertas, Elisabeth vai se deixando levar por um amor e uma felicidade que poucos teriam em tal tempo e que acabariam com todos os preconceitos de um personagem mal interpretado.

Primeiramente, julgo que não tenho tal porte para me dar ao luxo de resenhar "Orgulho e Preconceito", uma obra tão intensa que eu deixaria para os mais inteligentes descreverem. Mas como não resisti, me arrisquei a resenhar. Confesso que nunca tinha lido um livro tão antigo então me surpreendi gostando tanto dele. É simplesmente apaixonante, mesmo que a obra não tenha aquele romance descritivo, com beijos e toques e o mais de sempre, os momentos em que os personagens falam com tal delicadeza e paixão me fizeram suspirar. São personagens praticamente heroicos e peculiares dentro da época deles. Gostei imensamente.

Aposto que vocês já tinham ouvido falar de Orgulho e Preconceito antes. Tem vontade de ler ou se já leram, contem o que acharam deste romance.

3 comentários:

  1. "Orgulho e Preconceito" foi um dos melhores livros que já li. Mesmo sendo de época, é de fácil compreensão, tem um enredo incrível e personagens cativantes. Em breve lerei novamente.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Orgulho e Preconceito é o meu livro favorito desde sempre. Eu o li quando pequena e desde então sou apegada.
    Adorei sua resenha
    Beijos.
    Amor, Ana.
    P.S.: Seu blog é uma graça, estou seguindo.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu sou muito suspeita pra falar de qualquer obra da Jane Austen, pois sou muito fã dela!
    Orgulho e Preconceito é um dos meus livros preferidos (não da Jane, dentre os livros dela eu gosto mais de Persuasão), e a adaptação cinematográfica ficou muito maravilhosa também!
    Meu objetivo agora é comprar as novas edições de luxo que a Martin Claret lançou na bienal desse ano!
    Parabéns pela resenha
    beijos!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir