quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Crítica Filmográfica: As Vantagens de Ser Invisível.

"Você vê as coisas. E você compreende. Você é invisível."
Aqui estou eu para falar sobre um filme que a maioria dos adolescentes estão falando sobre: "As Vantagens de Ser Invisível". Este filme, baseado no livro de 1999 do autor Stephen Chbosky, vem chamando a atenção do público adolescente, tratando de assuntos comuns, como amizade, problemas de encaixamento social, drogas e homossexualidade, sem deixá-los tão banais e excêntricos, mas sim como simples assuntos.
Este filme trás algo que nos da interesse, que nos surpreende. Gostaria de poder comparar o filme com o livro, mas como ainda não li o livro (o que é uma pena, estou morrendo de vontade), posso apenas falar sobre o filme.

A História: O filme conta a história de Charlie, um garoto tímido, que é transferido para uma nova escola e tem dificuldades de fazer amigos. No seu diário, Charlie conta o que anda se passando por sua vida, com pensamentos profundos e um pouco atordoados. Procurando um jeito de saber como "participar", Charlie acaba virando amigo de Sam e Patrick, personagens cheios de entusiasmo e emoção. E é a partir dai que Charlie vai descobrindo como é se sentir "infinito", e assim, consegue entender a si mesmo. 

É uma história cativante, emocionante, embora deprimente na minha opinião (porém não acho isto uma coisa ruim), que nos faz refletir. ''O que estamos fazendo aqui? Quem somos? O que queremos e o mais importante, o que queremos ser?''. Eu não descobri quem sou com este filme, admito, até porque isto seria estranho, mas ele me preencheu, me fez abrir os olhos e fiquei feliz por finalmente existir um filme com o qual eu posso me identificar. 
Da maravilhosa trilha sonora, que conta com as músicas Asleep, Come on Eileen e a emocionante Heroes, há o incrível elenco, com Emma Watson (Harry Potter) que sou suspeita pra falar, rs, Logan Lerman (Percy Jackson), que atuou incrivelmente bem, Ezra Miller (Precisamos falar sobre Kevin), por quem eu me apaixonei pela espontaneidade e graça, além de Nina Dobrev,  Mae Whitman, entre outros atores brilhantes. O cenário é de um típico colegial, com uma pitada bem indie, que lembra um pouco dos anos 90, que é exatamente o tempo do livro. Não podemos deixar de falar do autor, Stephen Chbosky, que escreveu o roteiro e dirigiu o filme.

Finalizando aqui, eu recomendo muito este filme, não só o filme, como o livro, mesmo que eu ainda não o tenha lido. "As vantagens de Ser Invisível" se tornou um dos meus filmes favoritos, senão o favorito, e parece ser clichê dizer isto, mas eu me senti infinita o assistindo. (Pausa para rir de mim). 

E você, já havia ouvido falar do filme? Se não, o que achou da história?

Um comentário:

  1. Eu já ouvi falar do filme e ainda não vi, estou louco para ver.
    Li o livro ano passado e foi de longe um dos melhores livros que já li até hoje.
    E parabéns pela resenha do filme, ficou ótima.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir