quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Resenha: A Esperança

Se você não leu "Jogos Vorazes", nem "Em Chamas" e não gosta de spoiler, não leia esta resenha.
Enlouquecedor. Emocionante. Eletrizante. "A Esperança" traz para o leitor sensações indescritíveis, de forma que não há fala, não há nada. Simplesmente arranca tudo de nós e ao mesmo tempo nos dá tudo o que esperávamos desde o primeiro livro.

Como eu não tinha lido nenhuma resenha antes de lê-lo, não tinha muitas expectativas quanto à história. Mas é claro que eu esperava tudo dela ao mesmo tempo, já que, infelizmente, é o último livro da trilogia. Acho que eu não esperava ler o que li, não tinha deixado minha imaginação fluir, eu apenas queria a história, e a recebi, confusa e esclarecedora ao mesmo tempo, fazendo minha mente cogitar um milhão de possibilidades, e também me dando aquele friozinho na barriga.

A história: Após ser resgatada da arena a vida de Katniss parece ter dado uma guinada rumo a confusão sem fim. Peeta foi afastado dela pela Capital e Gale está cada vez mais ocupado com seus novos afazeres. Os boatos sobre o Distrito 13 foram confirmados, e eles precisam de alguém para impulsionar a guerra, e esse alguém é Katniss. Com a revolução entrando nos eixos, ela precisa deixar seus problemas pessoais de lado e assumir o posto que lhe cabe. Durante a guerra muitos altos e baixos precisam ser superados, muitas vidas preciosas são perdidas, e novos pesadelos precisam ser enfrentados. Na guerra somente um pode sair vencedor, mas vale lembrar que as aparências enganam, e que o elo fraco pode ser aquele que você menos espera.

Quando terminei de ler tive vontade de ir atrás da Suzanne pedindo explicações. Ao longo da história fui criando expectativas sobre o fim dos personagens, então, quando chega o tão aguardado epílogo, ele acaba sem me responder sequer uma pergunta. Simplesmente fiquei ao Deus dará, sem saber o que acontece com muitos personagens. Confesso que isso me decepcionou um pouco, mas não anula o fato de que o livro é incrível.

Uma das coisas que mais me agradou foram as partes engraçadas, ainda que poucas, e aquelas frases épicas. Fiquei com o coração do tamanho de uma bolinha para que depois ele explodisse em um bilhão de pedaços sorridentes. Vou deixar aqui o meu quote favorito.
"Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
- Verdadeiro."
 Você já leu "A Esperança"? O que achou do desfecho da história? Se você pudesse mudar alguma coisa, o que mudaria?

8 comentários:

  1. A trilogia Jogos Vorazes é uma das minhas preferidas. Eu simplesmente devorei os livros. Achei muito triste o final, devido a tantas mortes.... Mas tinha que ser assim, por um lado.
    Era uma guerra e isso é inevitável. Só não gostei de algumas partes, mas a história em si é ótima.

    Katniss & Peeta <3

    Beijos!
    http://instituicaojovensprodigios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Trilogia Jogos Vorazes! O fim é muito triste, com tantas mortes né... Mas é uma guerra. Acho que no fim tinha que ser assim :/

    Ótima resenha XD

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pra mim o final não poderia ter sido melhor! De tudo o que imaginei para este final, nada se aproximou.
    Achei fantástico o jeito da Suzanne Collins descrever as consequências da guerra, as marcas que a guerra deixou na vida da Katniss. Surpreendente e ao mesmo tempo palpável.

    Excelente quote :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu não tiraria nada, nem mudaria o que foi feito, mas acho que ela poderia acrescentar mais coisas ao epílogo, entende? Tipo, sobre o Gale, como a Annie e o filhinho viveram... Enfim, essas coisas que todos os fãs queriam saber também. (E acho que os nomes dos filhos seria legal também kk)

      Excluir
    2. haha
      Te entendo. Eu esperava saber mais sobre a revolta que originou os jogos, por exemplo. Ela podia ter nos contado o que aconteceu naqueles dias, pois ela os cita várias vezes. Apesar de que isso não diminui em nada a beleza da história.

      Excluir