domingo, 2 de setembro de 2012

Resenha: O Mundo de Sofia

O livro norueguês ''O Mundo de Sofia'' foi publicado em 1991 e traduzido desde então para mais de 50 línguas. Mais um livro filosófico do que propriamente um romance, o livro do autor Jostein Gaarder soa como um aprendizado sobre a filosofia ao longo dos tempos. Em vez de um livro comum de filosofia, que tal ler ''O mundo de Sofia''?

A história: O livro conta a história de Sofia Amundsen, uma garota da Noruega que na vésperas do seu aniversário de quinze anos começa a receber cartões e bilhetes em anônimo, com perguntas bastante encabuladoras como ''Quem é você?'' e ''De onde vem o mundo que vivemos?''. Estes bilhetes, estranhamente foram endereçados para outra garota que morava no Líbano, que Sofia não tinha o conhecimento. Em consequência destes acontecimentos, Sofia acaba recebendo aulas de filosofia por correspondência e logo depois, vira aluna de um filósofo muito inteligente, em segredo. Ao longo desta jornada, Sofia acaba descobrindo novos horizontes e passa a entender melhor o mundo ao seu redor. Acontecem também coisas muito estranhas na vida de Sofia que ela só entenderia no final.

O meu conselho seria ler o livro com bastante atenção, pois tem muitas informações  interessantes sobre filosofia que a gente (alguém disposto a isso) gostaria de aprender. Também acho que deveriam dar este livro nos colégios. 
O livro é intitulado como romance, porém alguém que esperaria por isso iria se decepcionar bastante. Embora eu, que quando o li não estava esperando uma aula e sim uma história com um pouco de suspense, ao longo da leitura, gostei bastante e o aprendizado que tive foi muito válido também. 

Você já havia ouvido falar deste livro? Se já o leu conte para nós e se não, o que acha do assunto do livro?

2 comentários:

  1. Oie...
    Tudo bom?
    Nunca tinha lido nada sobre este livro... Achei muito linda a segunda capa... parece ser interessante... curti... ^^

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não tive paciência de ler o livro, cheguei até a baixá-lo na internet, mas garanto que vi o filme e tem um enredo ótimo!

    Felicidades e parabéns pelo seu blog!
    http://www.facebook.com/LadoMalucaDeSer

    ResponderExcluir