terça-feira, 4 de setembro de 2012

Construtores de Castelos

Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, aos dezessete anos, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. “Se não fizer isso, saio matando gente pela rua”. Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. “Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha.”

Monteiro Lobato adorava café com farinha de milho, rapadura e içá torrado (a bolinha traseira da formiga tanajura), além de Biotônico Fontoura. "Para ele, era licor", diverte-se Joyce, a neta do escritor. Também tinha mania de consertar tudo. "Mas para arrumar uma coisa, sempre quebrava outra."

Como ator teatral, William Shakespeare esteve à porta da mendicância. Como diretor, levou um teatro à falência. Como produtor, teve que escrever espetáculos para pagar dívidas. Foi ator ambulante e, uma vez, pôs fogo num teatro. Aos trinta anos, finalmente, se firmou como poeta e dramaturgo. Escreveu 37 peças (dezessete comédias, dez dramas e dez tragédias), dois grandes poemas e 154 sonetos.

Quem aí imaginava que grandes escritores como estes tivessem essas manias e esquisitices tão presentes em suas vidas?

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é. Fiquei espantada quando li, nunca imaginaria que eles eram assim, meio maluquinhos heheheh

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um belo exemplo para os iniciantes, não? kkkkkk
    Está escrevendo e a camisa incomoda? Ué, picota ela!

    Ta com sede porque ficou a manha toda sentado escrevendo? Ué, toma Biotônico Fontoura!

    O clima da tua casa não te da inspiração? Ué, taca fogo! assim você pode escrever uma história "QUENTE"( essa foi infame)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah Essa da história "quente" foi ótima. Pois é, da para perceber de onde vem a inspiração deles, já que eles tinha mentes bastantes cheias, de forma que no meu ver explodiam nessas atitudes muito fora de comum kk

      Excluir