sábado, 18 de agosto de 2012

Resenha: As Crônicas de Nárnia

            Me pergunto, quem nunca imaginou que seu guarda-roupa o levaria á Nárnia?
Sendo a obra mais conhecida de Clive Staples Lewis (C.S. Lewis), "As Crônicas de Nárnia" são consideradas um clássico da literatura infantil, cheias de imaginação e magia. A história envolve uma mistura de temas: mitologia grega e nórdica, e o cristianismo, que foi bastante comentado por estar envolvido na história. O primeiro livro da série foi publicado em 1950.

Os sete livros na ordem cronológica são: "O Sobrinho do Mago", "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa", "O Cavalo e seu Menino", "Príncipe Cáspian", "A Viagem do Peregrino da Alvorada", "A Cadeira de Prata" e "A Última Batalha".

A história: As Crônicas de Nárnia conta sobre um mundo mágico, Nárnia, criado por Aslam, o Grande Leão, onde os animais falam e existem seres como faunos, dríades, duendes, sátiros, unicórnios, minotauros, entre outros animais fantásticos. Lá, crianças são levadas com o chamado de Aslam para que possam ajudar a  acabar com o mal que fora deixado pela Feiticeira Branca e outros vilões que surgem com o tempo. Num dos livros vimos os primeiros contatos das crianças com Nárnia, com o chamado de Aslam, ou pelo Guarda-Roupa (como no caso dos irmãos Pevensie: Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro). Entre as histórias contadas, há também várias outras, que nos fazem gostar mais e mais de Nárnia. Com muita imaginação, conhecemos lugares e animais mágicos e as batalhas entre o bem e o mal.

Li este livro depois de ver o filme e na minha opinião ambos são muito bons, mas creio que minha escolha sempre vai ser ler os livros. As Crônicas de Nárnia é um livro com histórias encantadoras que me fazem sentir vontade de entrar em matas, falar com animais (o que seria loucura) e é claro, ir para Nárnia. Uma magia que comove a todos.

As Crônicas de Nárnia tem filmes e livros conhecidos, você já os viu/leu ou apenas tem vontade?

3 comentários:

  1. Eu já li o livro com todas as histórias. Assisti só o primeiro filme, e depois não tive muito mais interesse. Simplesmente porque achei que os livros que foram baseados os filmes são os piores! "O Sobrinho do Mago" e "O Cavalo e Seu Menino" dão de 10x0. A história da criação de Nárnia é a mais linda de todas. Acho que quase ninguém sabe que o velho dono da casa e do guarda-roupa que aparece no primeiro filme viu quando Aslam criou o Nárnia e levou a Feiticeira para lá...
    Parabéns pela resenha!
    :)

    http://gihfigueiredo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dessas histórias! Também gosto da criação de Nárnia ^^

    ResponderExcluir
  3. Pode se dizer que As cronicas de Narnia é um livro empolgante onde a fantasia e a imaginação não tem limites,a cada pagina que você vira é mais uma emocionante parte da historia quando eu li eu não parei mais até terminar de ler toda a coleção,é um dos melhores livros que eu ja li.E a propósito essa foi uma bela resenha

    ResponderExcluir