quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Livro X Filme: Jogos Vorazes

Depois de muito tempo sem atualizações, a coluna "Livro X Filme" voltou a aparecer por aqui, rs
Jogos Vorazes dispensa apresentações né gente? A trilogia já era bastante conhecida antes da adaptação para as telonas e com o anuncio da adaptação conquistou ainda mais terreno pelo Brasil e pelo mundo.

O filme liderou por quatro fins de semana as bilheterias dos EUA e do Canadá. Com menos de um mês de estreia já havia faturado US$ 337 milhões. O livro foi eleito best-seller pelo New York Times e após a estreia do filme saltou de 13 milhões para 36,5 milhões de exemplares vendidos no Brasil.

Crítica da adaptação: Para quem gosta de livros que são adaptados para as telonas nunca é fácil aceitar as modificações, muitas vezes absurdas, que as histórias sofrem. Confesso que quando li Jogos Vorazes imaginei os cenários totalmente diferentes. O trem, a cidade, as pessoas e o distrito eram totalmente diferentes na minha imaginação. Acho que isso tem justificativa pelo fato de eu não ler muitas ficções futuristas, por isso minha mente não está acostumada a imaginar um futuro tão diferente como o que nos é apresentado na trama. O fato é que, a história foi sim muito bem adaptada, mas faltou muito do suspense do livro. Tudo pareceu ocorrer muito rápido, de forma que os acontecimentos, principalmente os na arena, não foram cortados, mas ainda assim não foram transmitidos com intensidade. Os atores são bons, fizeram o melhor que puderam, mas confesso que senti falta dos olhos azuis do Peeta. Uma coisa que me incomodou foi o fato de que mudaram uma parte muito importante da história, que é o momento em que Katniss recebe o broche com o tordo, eles mudaram a personagem que da o presente a ela e isso meio que desestabiliza uma parte da trama que levaria a outras. Ainda que muitas coisas tenham faltado, gostei muito do resultado final e espero que os próximos filmes supram um pouco o que o primeiro não supriu.

Leia a resenha de "Jogos Vorazes" aqui.

Quem aí já leu ou assistiu "Jogos Vorazes"? O que vocês acharam da adaptação?

5 comentários:

  1. Eu achei que o filme ficou bem parecido com o livro, claro que é basicamente impossível de aparecer todos os detalhes no filme que o livro nos mostra, porém achei muito bem feito a adaptação do filme.
    Espero que Em Chamas, apesar de ter mudado o diretor, seja bastante fiel ao livro também :)

    http://ourlifesanddreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, eu achei tudo muito parecido com o que eu imaginei. As pessoas principalmente todas coloridas e coisas assim.. Enfim, achei que foi leal ai livro e uma das adaptações que mais gostei...

    beijos
    Me visita?
    Guilherme Kunz
    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Concordo em parte com vc!!!
    Também não gostei da idéia de a Katniss ter encontrado o broche e dado a irmã que posteriormente daria a ela de volta... acho que a filha do prefeito tem uma importância grande na história sendo que depois ela vira "amiga" de Katniss!!! Mas no todo eu curti pra caramba o filme e definitivamente senti uma angustia quando a Rue morreu, eles souberam adaptar muito bem o filme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e tipo, não sei se você já leu "A Esperança", mas no livro tem uma parte chocante pra Katniss envolvendo a Madge e são coisas que assim, tirou a personagem no primeiro filme, não tem como encaixa-la nos outros... Apesar dessas coisas, gostei muito da adaptação também :)

      Excluir
  4. Conhecido como "Efeito Borboleta", mudando algo no início no meio sofrem a consequência.

    ResponderExcluir