sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bibliotecando

Essa é a Real Biblioteca de Monastério de San Lorenzo de El Escorial, na Espanha
Em 2 de Novembro de 1984 a UNESCO declarou El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial como Patrimônio da Humanidade.

A construção foi iniciada em 23 de abril de 1563 e demorou quase 20 anos para ficar pronta nos moldes idealizados por Felipe II.

Felipe II doou sua coleção particular de valiosos códices para essa estupenda biblioteca; além disso, ele adquiriu bibliotecas completas, estrangeiras e espanholas, o que fez com que seu acervo seja, até hoje, dos mais respeitados entre os pesquisadores e bibliófilos. Em um espaço de 54 m de comprimento, 9m de largura e 10 m de altura, estão abrigados 40.000 volumes de altíssimo valor histórico.
Pelo conteúdo de mapas, cartas, crônicas, verdadeiros tratados antropológicos e etnográficos relacionados ao estudo das culturas indígenas da América espanhola, a Real Biblioteca é um verdadeiro tesouro, não tanto pela quantidade como pela qualidade dos documentos.

Logo na sua entrada, uma inscrição ameaça com a pena da excomunhão todo aquele que retirar um livro ou um objeto da sala. Nas estantes vemos miniaturas do século XIII, encadernações em couro gravadas a ouro, assim como incunábulos de valor literalmente incalculável. Há mil manuscritos em árabe, dois mil e novecentos em latim e línguas vernaculares, setenta e dois em hebreu e quinhentos e oitenta em grego.

Estou aqui babando, ela é incrível! Concordam?

4 comentários:

  1. Perfeita!

    Eu adoro ficar pesquisando as bibliotecas e ficar admirando todas elas!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que acervo! Estar nessa biblioteca deve ser mágico! *-*
    Belo post. Gostei daqui. Visita-me? ;*

    ResponderExcluir