terça-feira, 3 de julho de 2012

Resenha: O morro dos ventos uivantes

Um romance que sobreviveu séculos.

Um de meus livros favoritos. Uma história que confunde e cativa, e faz com que se viva junto com os personagens. Gosto muito do cenário onde a história se passa, a antiga Londres, que faz com que a história pareça ainda mais real.

O livro foi publicado em 1847, por Emily Brontë que veio a falecer um ano depois. Até hoje o livro é alvo da crítica, que geralmente é muito positiva ou muito negativa. Alguns chegam a dizer que a autora não tinha experiência e que o livro não pode ser considerado um clássico. Já outros, assim como eu, consideram o livro escrito com maestria por uma autora inexperiente, o que torna a obra ainda mais impressionante. E bem, um livro que ainda é aclamado depois de quase dois séculos de publicação, com certeza é especial.

A história: A história gira em torno de Catherine Earnshaw e Catherine Linton, mãe e filha, que vivem romances intensos e apaixonantes em suas determinadas épocas. Catherine mãe, viveu a vida apaixonada por Heathcliff, um homem adotado por seu pai, que se tornou bruto e infeliz juntamente com a amada por terem seu amor oprimido. Cath, filha, criada por seu pai, Edgar Linton, um homem doce que viveu a vida apaixonado por Catherine, que nunca o amou verdadeiramente. Cath se vê obrigada a casar com um homem que esta a beira da morte, e que em muito não comparece com ela. Em diversos momentos as histórias de mãe e filha se cruzam. A trama leva ambas a lugares diferentes, mesmo que as duas tenham percorrido um caminho muito parecido.

Diante a tantos conflitos emocionais a história leva o leitor a conhecer um lado que todos temos, a linha tênue entre o amor e o ódio.

O fato que mais me chama atenção na trama, é que a escritora consegue confundir o leitor e desfazer toda a confusão com uma explicação fantástica.

Alguém aí já leu, ou pretende ler?

12 comentários:

  1. Estou lendo livro, mas como estou apenas no começo acho que só vi maldades por parte de Heathcliff!
    A resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heathcliff é realmente um personagem que da voltas em nossa mente, você vai perceber que ao passar das páginas o seu sentimento em relação a ele vai oscilar bastante. Fico feliz que tenha gostado da resenha, :)))

      Excluir
  2. Olá tudo bem?

    Eu já li esse livro e amei!!!

    Parabéns pelo blog!

    Agora referente ao título: eu gostaria muito de ler comer e dormir!!!! Somente! kkkkkk


    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu li o livro na época em que fazia o curso ginasial e o filme aluns anos depois. É uma história densa, sem dúvida, capaz de prender a atenção do começo ao fim. Eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse livro, está entre os meus preferidos, um romance único e original!

    http://indo-em-espiral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse é o meu livro preferido. Filme mais querido. Já li várias vezes e assisto sempre. Nunca me canso!!
    Não, não sou tão louca assim, rsrs
    Eu gosto muito mesmo!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Martha, já pensei tantas vezes em ler e não li! A fila era grande e a vez dele nunca chegava...rss... E não é que agora vc despertou minha vontade de ler esse livro?! :) Obrigada!!!
    Bj bjo :*

    ResponderExcluir
  8. Sempre quis ler esse livro (: ms nunca tive a oportunidade, Achei super interessante. Bjs *-*

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse livro, já o li duas vezes e amo essa intrigante história. Assisti ao filme, e obviamente adorei, apesar de todas as falhas da versão holywoodiana. Enfim, muito bom, recomendo, é o meu preferido.

    ResponderExcluir
  10. Já li e amuu esse livro!Bom demais romantico demais e triste demais...
    Perfeito!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, :)

    Tenho curiosidade de ler esse livro. Já vi várias resenhas e comentários positivos sobre ele, além de pelo que ouvi, ele ter um diferencial dos demais clássicos ^^

    Parabéns pela resenha o/

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir