domingo, 1 de julho de 2012

Resenha: A menina que roubava livros

Como esta é a minha primeira resenha, quero compartilhar com vocês um livro que é muito importante para mim: ''A menina que roubava livros''.
Talvez vocês já tenham ouvido falar deste livro ou talvez seja a primeira vez. Sou suspeita para opinar, mas creio que vocês não iriam se arrepender de lê-lo. Uma coisa é certa: um dia vocês iriam ouvir falar sobre ele. Li ''A menina que roubava livros'' três vezes e a leitura sempre me trouxe bons sentimentos.

A história: A menina que roubava livros tem como narradora a própria Morte. Se passa na Alemanha nazista, Segunda Guerra Mundial e conta a história de Liesel Meminger. Por incapacidade de cuidar da filha e por ser Comunista, a mãe de Liesel é obrigada a deixá-la com uma família de criação, para que Liesel tenha uma vida melhor. Os Hubermann, a nova família de Liesel, contém como membros, Rosa, uma mulher arrogante, a qual a única coisa que sabe fazer é xingar seus vizinhos e Hans Hubermann, um homem doce, que gostava de enrolar cigarros. Lá em seu novo lar, Liesel tenta se adaptar ao lugar, construindo uma amizade forte com Rudy Steiner, e também tendo que lidar com os problemas que uma guerra leva consigo, como a fome, a juventude Hitlerista, os pesadelos e o nazismo. Como na referência que o livro faz, Liesel, depois de aprender a ler, começa a roubar livros e o ato de ler a faz sobreviver naquela época tão horrível. Ao longo da história, conhecemos alguns personagens marcantes também, como ''o judeu no porão'' e ''a mulher do prefeito''. A linguagem que o livro traz, nos faz refletir sobre nós, os humanos, e sobre nossos atos.

Na minha humilde opinião, o que se leva deste livro é o poder das palavras, o quanto elas podem nos atingir e o quão importantes elas foram para Liesel naquele momento de guerra. Será que somos nós quem temos que ter medo dela, a morte, ou ela quem deveria ter medo de nós? Markus Zusak fez um ótimo trabalho, fazendo da Guerra, um assunto pesado, passar a ser um assunto sutil e visto de uma forma nunca vista antes.

E você? Já leu ou pretende ler? Se pretende, não vai se arrepender, tenho certeza!

5 comentários:

  1. Parabéns pela resenha. Não li o livro ainda. Estou lendo “Fortaleza Digital” Mas assim que terminar os livros que estão na minha lista, espero poder lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! é um belo livro, não se arrependerás de ler :)

      Excluir
  2. Legal a resenha. Só achei que você abusou da ironia (mesmo que sem querer) quando escreveu "talvez vocês já tenham ouvido falar nele....", pois é um dos livros mais requisitados e mais resenhados nas redes de trocas de livros. Só no SKOOB já tem mais de 1200 resenhas.
    O livro é simplesmente fantástico. Um dos meus favoritos. Já recomendei e emprestei o meu para várias pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, muita gente já o leu e já ouviu falar. Um enorme erro meu porque já vi muita gente falando bem de ''A menina que roubava livros''no Skoob. Mas obrigada por perceber e falar isto.

      Excluir
    2. Que erro nada, Lyii (como se pronuncia: Lai ou Lii?). Achei muito interessante pq realmente soou como uma fina ironia. Quero aproveitar e parabenizá-la pela positiva participação no Blog.

      Excluir