segunda-feira, 23 de julho de 2012

No Mundo da Leitura: Curiosidades Literárias

1. J.K Roling começou a escrever seu primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, em guardanapos em um bar que frequentava, e ao terminar o livro ficou com uma terrível dúvida: escolher se comprava leite para sua filha ou mandava seu livro pra editora, hoje ela é mais rica que a rainha!

2. O mestre do terror Edgar Allan Poe frequentou um internato na Inglaterra que ficava ao lado de um cemitério. As aulas de matemática ocorriam em meio aos túmulos, com os alunos tendo que calcular as idades dos mortos pelas datas marcadas nas lápides. E as aulas de ginástica consistiam em abrir as covas em que seriam enterrados os mortos da cidade. Depois disso, fica fácil entender porque Poe se tornou um dos escritores de terror mais conceituados de todos os tempos.

3. “O Hobbit”, obra do grande JRR Tolkien, foi proibida na Alemanha nazista depois que um oficial do governo alemão entrou em contato com o autor britânico em 1937 para saber se ele era judeu e recebeu a seguinte resposta: “Lamento dizer que não tenho ancestrais pertencentes a este povo tão bem dotado”.

Interessante, não?

7 comentários:

  1. Adorei as informações. É realmente intrigante saber o que se passava com os criadores de obras atemporais como Tolkien e Poe. Acho até que você poderia fazer dessa coluna uma coisa periódica.

    Parabéns pelo blog!

    lorena de macedo
    www.lorenademacedo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia! Eu estava mesmo meditando sobre uma nova coluna, mas não me vinha nada á mente. Esta ideia realmente pode dar certo, vou trabalhar nisso e pode apostar que daqui pouco tempo ela estará em ação aqui no blog! hehe
      Obrigada, grande abraço!

      Excluir
  2. Olá, tbm concordo com Lory seria muito interessante se vc fizesse essa coluna periodicamente, pois é bem interessante saber sobre curiosidades de grandes escritores.
    Gostei muito de seu blog. To seguindo aqui.
    Bjs

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrsrsrsrsrs

    A resposta do Tolkien foi pateticamente hilária!
    xD
    Muuuito boa a resposta dele!! o/

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. A primeira curiosidade eu já sabia, afinal sou super fã da saga Harry Potter *-* Já a segunda e a terceira não. A segunda eu achei muito instigante e a terceira fantástica. Parabéns pelo blog e também acho que seria interessante manter esta coluna hm.

    Att,
    http://andstartingtoshine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. adorei a história da J.K Roling, um incentivo para quem pensa que nunca vai ser um escritor *-* me motivou bastante!!! Se eu frequentasse e fosse vizinha de um cemitério tbm seria uma Edgar Allan Poe da vida kkk que macabro

    ResponderExcluir
  6. Nossa é tao bom ficar sabendo dessa curiosidades !!!

    nocantodaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir