segunda-feira, 30 de julho de 2012

Construtores de Castelos

Olá, leitores. "Construtores de Castelos" é a mais nova coluna aqui do blog. Algumas pessoas pediram que eu criasse uma coluna que contasse as curiosidades sobre os mais famosos escritores do mundo. E, atendendo aos pedidos, aqui está ela. O nome, se deve á famosa frase "Quem escreve constrói um castelo, e quem lê passa a habitá-lo", não sei quem é o autor da frase, então se alguém souber, por favor me informe.
 Leon Tolstói, o autor de “Guerra e Paz”, afirmava que tinha aprendido a falar esperanto em “três ou quatro horas” e passou a defender o idioma universal com unhas e dentes. Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza. Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.

Mark Twain era fumante desde os oito anos de idade. Durante a vida adulta, consumia cerca de 40 charutos por dia. E eram charutos do tipo mais vagabundo possível, apelidados de “mata-rato”. Seus amigos faziam questão de levar seus próprios charutos quando o visitavam, com medo que ele oferecesse um dos seus.

Viginia Woolf é figura forte no modernismo. Ela foi forte no rompimento de barreiras literárias. Suas obras mais significativas são Mrs Dalloway e Orlando.
Virginia se suicidou aos 59 anos, deixando um bilhete tão intenso, tão romântico e tão triste para o marido. Leia, aqui.

Quem gostou da nova coluna, e achou interessante as curiosidades do primeiro post?

5 comentários:

  1. Eu gostei muito.
    É muito bom conhecer esses grandes escritores.
    Você colocado a carta foi uma boa.
    Sei que é a primeira, mas tenho certeza que em algum vai ser do Drummond e da Clarice Lispector. Eu os amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ainda bem que você me lembrou da Clarice. Fiz um trabalho sobre ela, e realmente tem muitas curiosidades sobre a vida dela. No próximo post prometo que ela irá aparecer, hehe beijos!

      Excluir
  2. Que coluna legal! :) Não sabia que o Twain era TÃO fumante assim. o.o
    E que linda a carta da Virgínia Woolf. Muito emotiva.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Acho que a autora da frase chama-se Silvana Duboc, pelo menos encontrei-a dentro de um texto dela, que copiei aqui:"As palavras sempre ficam. Se me disseres que me amas, acreditarei. Mas se me escreveres que me amas, acreditarei ainda mais.
    Se me falares da tua saudade, entenderei. Mas se escreveres sobre ela, eu a sentirei junto contigo.
    Se a tristeza vier a te consumir e me contares, eu saberei. Mas se a descreveres no papel, o seu peso será menor.
    Lembre-se sempre do poder das palavras. Quem escreve constrói um castelo, e quem lê passa a habitá-lo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que texto lindo. Realmente! Obrigada por encontrar a autora, Mário. :) abraços

      Excluir