quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bibliotecando

Biblioteca do Vaticano.

A Biblioteca Apostólica Vaticana é a mais antiga da Europa, mesmo não sendo a primeira biblioteca Papal. Foi o primeiro núcleo de coleções pontifícias (religiosas), fundada por Nicolau V em 1450, com a herança das velhas bibliotecas dos Papas.

Em 1475, seu sucessor, Sisto IV, fiel ao espírito renascentista, decidiu permitir o acesso dos eruditos aos 2.524 textos santos e profanos ali reunidos. No começo, a biblioteca teve um caráter especial: era composta por Bíblias e trabalhos teológicos, mas especializou-se depois em trabalhos seculares, sobretudo, os clássicos em grego e em latim.
Atualmente possui mais de 8,3 mil incunábulos (livros impressos nos primórdios da imprensa, por volta do século XV), 150 mil codex manuscritos, 100 mil gravuras e desenhos, 300 mil moedas e medalhas e quase 20 mil objetos de valor artístico. É também a biblioteca no mundo que possui a maior coleção de livros sobre sexo.

Entre as muitas preciosidades da biblioteca, algumas das mais famosas são dois manuscritos de obras do poeta romano Virgílio e os chamados Papiros Bodmer, recentemente oferecidos ao Vaticano pelo filantropo católico norte-americano Frank J. Hanna, uma cópia parcial dos evangelhos de Lucas e João, que terá sido manuscrita no início do século III.

Interessante, não?

Um comentário:

  1. É aí que vemos o quanto as bibliotecas são valiosas!

    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir