quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bibliotecando

Como o blog é recente, surgirão aqui muitas novas colunas. "Bibliotecando", é mais uma delas. Aqui serão postadas toda semana curiosidades sobre bibliotecas e livrarias do mundo inteiro.
Para o primeiro post, trouxe a livraria Boekhandel Selexyz, que fica em Maastricht, Holanda.
"The Guardian" considerou essa a livraria mais bela do mundo.

O Prédio era uma igreja que começou a ser construída em 1260, porém com a Invasão Francesa em 1794 ela ficou extremamente danificada e o serviço religioso foi suspenso.

Desde o inicio do Século XIX ela foi utilizada das mais diversas formas: escola, depósito municipal, e até (acreditem) como estacionamento de bicicletas.

A igreja foi restaurada e, a partir de 2006, a Selexys comprou o edifício e a transformou em livraria.

O projeto arquitetônico para a livraria ganhou o maior prêmio Holandês de arquitetura em 2007.

O que você acharam? Merecido o prêmio?

3 comentários:

  1. Hehehehe Adorei essa coluna \o/
    Eu sou Bibliotecária, não poderia existir coluna mais adequada, rsrsrs Amei mesmo, muito bom ter conhecimento desses ambientes magníficos..já que não tenho grana suficiente pra visitar, kkkkkkkk bjos

    ResponderExcluir
  2. Taí, vc sempre me surpreendendo. Uma coluna sobre bibliotecas. Legal. Sugiro que faça uma sobre sebos, após visitar os de Floripa.
    Abçs, Mário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer isso. Tem um bem perto da minha casa, frequento lá desde os 6 anos. Estou com um projeto de fazer um post sobre a biblioteca pública que fica aqui perto da minha casa também. :)

      Excluir