terça-feira, 26 de junho de 2012

Resenha: A menina que não sabia ler

Para o primeiro Resumo e opinião sobre livros, resolvi colocar em questão um livro que é bastante polemico entre os leitores. "A menina que não sabia ler" faz com que a mente do leitor de mil voltas até que chegamos a lugar nenhum.
Desde que li "A menina que roubava livros" e tomei conhecimento da existência de "A menina que não sabia ler" fiquei na expectativa de lê-lo. Imaginava, presumo como o leitor, que fosse a história de uma menina que  não sabia ler e que em volta disso a trama se intensificasse. Mas, confesso ter tido uma grande decepção ao concluir que o título é apenas uma jogada de market por conta do enorme sucesso de "A menina que roubava livros". 

A história em si se trata dos meio-irmãos Florence e Giles (que por sinal é o título original da obra, e isso explica muito a história), que são órfãos de pai e mãe e vivem em uma mansão sob a custódia de um tio que os deixava ao relento de carinho e amor, apenas sendo cuidados por empregados sem cultura. Florence era impedida de aprender a ler, isto é um fato, mas este fato fica esquecido logo depois dos primeiros capítulos.

A história: Florence, uma garota de 12 anos, órfã, que vivia em uma mansão sendo cuidada por empregados. Tinha um grande e profundo amor por seu meio-irmão, Giles, que era a única referencia de família que tinha. Ao perceber que a criança estava se afastando dela por conta de sua preceptora, ela acaba indo além dos limites da sanidade mental. Levada por uma imaginação fértil e oprimida, acaba por cometer atos que fazem com que quem lê fique um tanto assustado espantado. 

Devo ressaltar que a história não é ruim, mas é muito confusa. A certa altura o leitor pega-se perguntando-se o que é real na trama e o que é apenas imaginação. Nas últimas páginas o livro acaba por ficar tão sombrio que faz com que o leitor se sinta um pouco apreensivo ao ler. 

Se você curte o tipo de literatura que acarreta suspense e drama, não pode deixar de incluir este livro na sua lista.

Já leu o livro? Antes de ler a resenha, o que esperava que ele trouxesse?

11 comentários:

  1. Oii. Legal teu blog. :D Os leitures no Brasil são poucos. Por isso é importante haver união entre nós para que possamos, quem sabe no futuro, fazer com que esse grupo cresça em nosso país.
    Parabéns pelo blog. Tentei te seguir,mas não tem espaço pra isso. Não tem essa opção no teu blog. ;) Mas eu vou falar contigo pelo skoob e a gente mantém contato.
    Beijoo.
    Deus te abençoe.
    E tudo de melhor na sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que bom que gostou, fico muito feliz mesmo, já que isso é uma coisa totalmente nova para mim. Pois é, eu como sou burrinha para essas coisas, não sei colocar o google friend, :( mas vou tentar colocar e ai aviso para seguirem.
      Que Deus mande uma chuva de bençãos para a sua vida! Beijos.

      Excluir
  2. Oi!
    Também li "A Menina Que Roubava Livros" (é um dos meus livros favoritos) e criei uma grande expectativa para ler "A Menina Que Não Sabia Ler" que não foi devidamente recompençada, pois o final dessa louca trama não me agradou nem um pouco.

    http://blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, acho que esse livro causou esse descontentamento em muita gente, porque o título promete algo que ao ler nós não encontramos. "A menina que roubava livros" também é um dos meus favoritos! :) Estou seguindo o seu blog linda, Deus te abençoe.

      Excluir
  3. Ainda não li esse livro, mas acho que iria gostar dele.
    Quero seguir seu blog, mas não vejo onde rs.
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de drama e suspense, acho que vai gostar mesmo, :)
      Eu ainda não sei como ativar o google connect friend, :(
      Estou seguindo seu blog, gostei bastante.
      Beijos

      Excluir
  4. Eu simplesmente amo esse livro. Está entre um dos meus favoritos. Gostei muito do seu blog. Super seguindo. Bjs querida =) http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do livro, apesar de ser meio confuso mesmo como você disse, mas como eu gosto desse tipo de leitura achei bom :)

    ResponderExcluir
  6. É, não adiantou ler a resenha e os comentários. Continuo com a ideia fixa de não ler este livro.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você que Há momentos em que a gente se pergunta se o que se passa é real ou imaginário, mas eu gostei do livro. Confesso que esperava um final diferente, mas gostei da história. Agora, é claro que não apenas gostei, mas amei mesmo "A Menina Que Roubava Livros"; é fantástico.

    Amei o blog. Deus te abençoe.

    http://aspalavrasdevidaeterna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom eu quero muito ler esse livro apesar de ter visto bastante críticas negativas, não sei se é pq o nome me faz lembra o livro q eu amo demais A menina que roubava livros, só sei que quero lê-lo demais hihi

    ResponderExcluir