segunda-feira, 25 de junho de 2012

Livros que me leem


Você já leu um livro e se perguntou se era você mesmo quem estava lendo? É uma sensação incrível, não?! Sempre que me pego lendo um desses me sinto mais livre do mundo real. Encontro em muitos livros refúgios felizes que me separam da realidade. As vezes, a vida se torna tediosa e as palavras são o refúgio que encontro para poder estar mais comigo mesmo do que com as dificuldades que o mundo me apresenta. A vida é bela, é claro, mas a vida nos livros é plena, e acima de tudo, ensina-nos a lidarmos com as situações corriqueiras do dia a dia sem vivê-las realmente. É isso o que me impressiona, a magnitude que os livros podem nos permitir contemplar, porque pequenas letras formam palavras enormes que tornam os detalhes indispensáveis. Ter o hábito de ler hoje em dia pode ser considerado uma dádiva, mas ter a oportunidade de ser lido pelos livros é algo que vai além de todas as coisas existentes. É por isso que um escritor não se torna bom ao escrever romances que deixem uma legião de garotinhas nas nuvens. Bons escritores são bons por lerem pessoas de todas as idades, sem conhece-las ou enxerga-las, mas sentindo-as nas palavras.

7 comentários:

  1. Adorei o texto! Muito bem colocado, Martha. Realmente.... Os livros tem o poder incrível de nos libertar. Nos fazer viver em mundos imaginários e ao mesmo tempo em que conseguimos sentir sentimentos tão verdadeiros!

    Livros também são meu refúgio, onde sou livre para rir ou chorar, ser feliz ou ficar triste com o personagem. Por alguns momentos, deixo de ser eu mesma.

    Eu poderia ficar falando disso um dia inteiro e ainda não seria o suficiente! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) Pois é, é por isso que eu tenho um apresso tão grande por eles, porque eles são capazes de me fazer viver mil vidas em uma só. O curioso é que quem não tem o abito de ler não entende isso, porque ainda não foi capaz de se deixar levar pelas palavras. :)

      Excluir
  2. Muuuito bom teu texto, de verdade, sempre que leio eu esqueço do mundo a minha volta e passo a viver dentro da história, a sensação de me imaginar no lugar de algum personagem não tem explicação, é única! Me sinto como se eu tivesse vivido aquilo, eu sinto, eu amo,eu sofro, e eu choro com meus livros, e creio que não há nada que se compare a isso, e além do mais, o que fica em minha memória ninguém jamais poderá tirar de mim! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o melhor dos livros, né? O fato de que vivemos experiencias que jamais poderíamos viver na realidade. :)

      Excluir
  3. Disse tudo!!! Ler é arte de viajar sem sair do lugar; É se autoconhecer através da fala do autor; Pois como disse Drummond: A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto. Digno de uma futura escritora.

    ResponderExcluir